top of page

Comida 

Patrimônio

sala II

A escrita de histórias por meio da alimentação permite compreender cotidianos que foram obliterados. A invenção das tradições no campo da gastronomia em Florianópolis está associada aos projetos políticos e socioeconômicos implementados no século XX que modificaram as relações sociais dos diferentes habitantes da cidade. Dentre esses projetos destaca-se o relativo ao turismo.

 

Nossa sala II, te convidamos a conhecer as justificativas para que a cidade de Florianópolis fosse incorporada no hall da United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) como cidade criativa da gastronomia. Outro exercício possível nessa seção é identificar quais grupos sociais e saberes que foram priorizados, bem como o que não aparece como "típico" do paladar florianopolitano no referido processo.

Capturar.JPG

pensando

a comida

patrimônio

Patrimônio é um campo de disputas. Pensando em auxiliar o entendimento do processo complexo de como um habito alimentar é transformado em um símbolo de determinado grupo o cidade, nossa sala II disponibiliza uma série de trabalhos acadêmicos na área de História que abarcaram essa temática.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de; CARNEIRO, Henrique. A história da Alimentação: balizas historiográficas
LOHN, Reinaldo Lindolfo - PONTES PARA O FUTURO : RELAÇÕES DE PODER E CULTURA URBANA FLORIANÓPOLIS, 1950 A 1970
HISTÓRIA POSTA À MESA: O PATRIMÔNIO CULTURAL E ALIMENTAR DAS CULTURAS TEUTO-BRASILEIRAS E LUSO-BRASILEIRAS EM SANTA CATARINA
bottom of page